Hospital Brasil
Notícias
Biomedicina

O profissional desta área pode atuar em diversas áreas ligadas à pesquisa, diagnóstico e ensino

A Biomedicina é uma das mais novas profissões da área da saúde. O curso de Ciências Biológicas - Modalidade Médica, antigo nome da Biomedicina, foi criado em 1966 na Escola Paulista de Medicina e a regulamentação da profissão ocorreu no final da década de 1960. O profissional dessa área se dedica ao conhecimento da estrutura e função do organismo humano, às causas das doenças, aos métodos de investigação científica e análise complementar de diagnóstico, análise química e microbiológica do meio ambiente. De forma resumida, a Biomedicina investiga as doenças humanas, suas causas e as formas de combatê-las.
O curso
O curso de Biomedicina tem duração de quatro anos e é realizado em tempo integral. O aluno tem contato com disciplinas como: embriologia, anatomia humana, bioinformática, biofísica, embriologia humana,
metodologia científica, bioquímica básica e médica, fisiologia humana, imunologia básica e médica, microbiologia, epidemiologia e saúde pública, patologia, parasitologia médica, hematologia, hemoterapia,
sorologia, bacteriologia médica, micologia médica, fluidos corporais, farmacologia, virologia médica, genética geral, molecular, humana e médica, entre outras. Além dessas, há outras disciplinas optativas:
radiobiologia, hormonologia e marcadores tumorais, microbiologia de alimentos, ambiental e industrial, bromatologia, citopatologia, etc.
Atuação
Existem diversas áreas onde o biomédico pode atuar, incluindo pesquisa básica (como biologia molecular ou imunologia) ou em pesquisa aplicada à clínica (como reprodução humana ou ginecologia).
Podem trabalhar também em laboratórios de análises clínicas, dentro de hospitais ou em laboratórios particulares, com processamento de exames e obtenção de resultados. Além disso, os biomédicos podem atuar como docentes em universidades ou na Indústria, com um papel um pouco mais burocrático e menos ligado ao laboratório propriamente dito. Existem também profissionais que trabalham em áreas bem distintas,
como fisiologia em clubes de futebol e reprodução animal.
Perfil do profissional
O biomédico deve ter uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva para atuar em todos os níveis de atenção à saúde e desenvolver de forma completa e eficaz suas atividades profissionais.

» Veja mais notícias.
Rua Cel. Fernando Prestes, 1.177 - Santo André - SP - PABX: (11) 2127 6666
Marcação de consultas: (11) 2666-0333

Conheça os outros hospitais do grupo Rede D´Or


© 2002-2007 - Hospital e Maternidad
Conmhe e Brasil. Todos os direitos reservados.
Criação de Sites PYPE