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Potássio: Amigo de quase todos

É fato que o potássio é essencial para o organismo humano. No entanto, o consumo desse mineral deve ser evitado por quem sofre de insuficiência renal Fundamental para a manutenção e equilíbrio da quantidade de líquido no corpo humano, o potássio é um mineral parceiro do cálcio no controle das atividades dos nervos e dos músculos de todo o corpo, inclusive os do coração.

Quando atividades físicas são praticadas, o corpo perde uma quantidade significativa de líquido,principalmente durante a transpiração. Junto com o líquido, também são eliminados minerais, entre eles o potássio.

Por isso que, em algum momento, ao sentir câimbras ou outras dores musculares, você já deve ter ouvido o seguinte comentário: “coma uma banana, faz bem” - já que se trata de uma das frutas com a maior quantidade desse mineral, que precisa ser reposto no organismo. O uso de diuréticos pode causar perda de potássio, assim como dor de cabeça pode ser um sintoma da falta de potássio e magnésio.

No entanto, o que pouca gente sabe é que, ao mesmo tempo em que a reposição do potássio é necessária, o consumo em excesso não é recomendado para quem sofre de insuficiência renal. Devido ao mau funcionamento dos rins, o
excesso de potássio deixa de ser eliminado por esses órgãos, podendo causar fraquezas musculares e contrações enfraquecidas ou totalmente paralisadas (parada cardíaca). O ideal é que pessoas com problemas renais procurem orientação de profissionais especializados, tomando algumas precauções:

Evite alimentos ricos em potássio, como melão, maracujá, laranja pêra, ameixa preta ou vermelha, amora, mamão, figo, tamarindo, uva, abacate, lima da pérsia, banana nanica, banana prata, banana d’água, damasco,batata inglesa, batata doce, milho verde,cenoura, beterraba, acelga, aipo, couve manteiga, couve flor, palmito em conserva, rabanete, tomate, almeirão, brócolis, espinafre, mandioca, mandioquinha e chicória;

Prefira frutas (sem casca), verduras e legumes cozidos.Também é importante estar atento à quantidade de potássio que cada alimento contém,lembrando que a ingestão adequada para adultos é de, no mínimo, 2000 miligramas por dia.

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