Hospital Brasil
Notícias
13 de outubro: DIA DO FISIOTERAPEUTA

Este mês também é de comemorações para os fisioterapeutas. Desde 13 de outubro de 1969, quando foi estabelecida pelo Decreto Lei nº 938 a Legislação que regulamentou a atividade do fisioterapeuta como profissional de saúde, com formação acadêmica superior, a data passou a ser oficialmente considerada como o Dia do Fisioterapeuta.

A primeira fisioterapeuta contratada pelo Hospital e Maternidade Brasil, em 1989, foi a Betânia Sampaio B.Pereira, atual encarregada do setor de Fisioterapia de Internados do HMB. Hoje em dia, a equipe é formada por 27 profissionais efetivos, além dos temporários contratados em setembro para atender ao aumento da demanda de pacientes e melhorar, ainda mais, o atendimento prestado em conjunto com neurologistas, pediatras,cardiologistas, ortopedistas, clínicos,pneumologistas e intensivistas.

Betânia conta que, quando a profissão foi regulamentada, os profissionais ainda contavam com um campo restrito de trabalho em todo o país. “Nossa atuação foi se expandindo com o passar dos anos e, hoje em dia, atuamos em todas as áreas da fisioterapia motora e respiratória”, explica.

A situação também melhorou quando foi criado o Conselho Federal (Coffito) e Regional (Crefito) de fisioterapia, para regulamentar e reger a profissão, assegurando garantias trabalhistas aos profissionais.

Embora muitas pessoas associem a fisioterapia à prática de exercícios para recuperação de movimentos físicos (fisioterapia motora), a profissão vai muito além disso.Os fisioterapeutas atuam também na prevenção e na reabilitação de complicações respiratórias dos pacientes nas Unidades de Internação e nas Unidades de Terapia Intensiva.

”Por isso, é importante que o profissional tenha um conhecimento específico e pós-graduação em fisioterapia hospitalar, além de perfil dinâmico e próativo, pois está constantemente estimulando o paciente,que precisa de motivação para fazer os exercícios e se recuperar”, ressalta Betânia.

Dois eventos anuais promovem o debate e a atualização profissional no HMB: o Simpósio de Fisioterapia, realizado no primeiro semestre e direcionado também a médicos e enfermeiros, e o Encontro de Fisioterapia,que reúne os profissionais do Hospital em um evento interno. Neste ano, irá acontecer no próximo dia 23.

» Veja mais notícias.
Rua Cel. Fernando Prestes, 1.177 - Santo André - SP - PABX: (11) 2127 6666
Marcação de consultas: (11) 2666-0333

Conheça os outros hospitais do grupo Rede D´Or


© 2002-2007 - Hospital e Maternidad
Conmhe e Brasil. Todos os direitos reservados.
Criação de Sites PYPE