Hospital Brasil
Notícias
Cafeína, culpada ou inocente?

Tomar um cafezinho logo após o almoço ou no meio da tarde é um hábito entre os brasileiros. O que poucos sabem é que a cafeína, droga presente na bebida, é uma substância estimulante encontrada, também,em outros alimentos e bebidas como refrigerantes, chocolate, chá-mate, guaraná e, até mesmo,em certos analgésicos e inibidores de apetite.

Por tratar-se de uma substância que tem efeito excitante,seu consumo em excesso pode causar dependência física e psicológica, além de acelerar o ritmo cardíaco e retardar os estímulos visuais e auditivos.Assim como pode produzir um feito de energia e disposição,a cafeína pode, também, aumentar a ansiedade e a irritabilidade. Apesar destes efeitos variarem de indivíduo para indivíduo,é certo que a ingestão de 10 gramas de cafeína é letal ao ser humano (uma xícara de café contém 100 miligramas da substância).

Por outro lado, não são apenas riscos que a cafeína proporciona. Estudos comprovam que a droga é capaz de reduzir os sintomas da asma, bem como não permitir que os vasos sanguíneos do cérebro se dilatem, o que evita a dor de cabeça. A substância pode também contribuir na perda de peso de pessoas obesas, uma vez que a cafeína estimula a produção de calor pelo organismo. Além disso,consumir bebidas cafeinadas pode reduzir o risco da diabetes tipo 2.

Para as gestantes, o indicado é o consumo de café com leite: uma xícara e meia por dia. A ingestão em excesso da cafeína,misturada ainda ao álcool e ao tabaco, pode levar ao aborto ou à má formação fetal.Como em toda substância psicotrópica (que causa alteração no sistema nervoso central e altera a função cerebral), seu consumo em excesso provoca efeitos colaterais.Sintomas como insônia, agitação e hiperexcitabilidade são manifestações iniciais. Logo depois podem surgir taquicardia,distúrbios visuais e mal-estar.

» Veja mais notícias.
Rua Cel. Fernando Prestes, 1.177 - Santo André - SP - PABX: (11) 2127 6666
Marcação de consultas: (11) 2666-0333

Conheça os outros hospitais do grupo Rede D´Or


© 2002-2007 - Hospital e Maternidad
Conmhe e Brasil. Todos os direitos reservados.
Criação de Sites PYPE