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Beterraba NÃO é suficiente para ter uma saúde de ferro.

O ferro é um mineral essencial para a vida. Ele atua principalmente na fabricação de células vermelhas do sangue e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo, por isso é tão importante para o organismo.A deficiência deste mineral está intimamente ligada aos hábitos alimentares, mas é um grande mito achar que a beterraba é uma boa fonte de ferro.

Mas, ao contrário do que sempre imaginamos, se a beterraba não é fonte significativa de ferro, quais alimentos cumprem bem esse papel?

O ferro pode ser fornecido ao organismo por alimentos de origem animal e vegetal. O ferro de origem animal é melhoraproveitado pelo organismo.São melhores fontes as carnes vermelhas, principalmente fígado de qualquer animal e outras vísceras (miúdos),como rim e coração; carnes de aves e de peixes. Diferente do que muitas pessoas pensam, o leite e o ovo não são fontes importantes de ferro. Entretanto, no mercado já existem os leites enriquecidos com ferro.

Entre os alimentos de origem vegetal, destacam-se como fontes de ferro os folhosos na cor verde escura, com exceção do espinafre, como o agrião, couve, cheiro-verde, taioba; as leguminosas (feijões, fava, grão-de-bico, ervilha, lentilha); grãos integrais ou enriquecidos; nozes e castanhas, melado de cana, rapadura, açúcar mascavo. O açaí é uma fruta muito rica em ferro. Também existem disponíveis no mercado alimentos enriquecidos com ferro como farinhas de trigo e milho, cereais matinais, entre outros.

A deficiência na ingestão de ferro é muito mais comum do que se imagina. No Brasil existem programas desenvolvidos pelo governo para combater essa carência. As mulheres em fase reprodutiva, como as gestantes, e crianças são os grupos mais vulneráveis, embora muitos adultos também sofram com a carência de ferro devido aos maus hábitos alimentares.

De quanto ferro nosso organismo necessita?

As necessidades diárias de ferro, variam conforme a idade,o sexo e a fase fisiológica da vida de cada indivíduo. Os homens adultos necessitam de 10 mg/dia, as mulheres adultas requerem 15 mg/dia, gestantes requerem 30 mg/diárias. As necessidades de crianças variam de 6 a 12 mg/dia, conforme as recomendações dietéticas internacionais.

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